18 Árvores do Parque Adão Barata, em Loures, recebem Placas de Identificação
29 mar. 2024
Descobrir a natureza e a biodiversidade, no Parque Adão Barata (PAB), faz as alegrias de uma cidade que convida, na sua forma mais natural, o público a explorar o quadro verdejante do parque e a contribuir para a promoção de práticas sustentáveis.
No âmbito do projeto “PAB_LivingLab – Vive a Descarbonização no Parque Adão Barata”, 18 Árvores da espécie Freixo Comum, uma árvore ripícola nativa da Europa, recentemente plantadas e apadrinhadas pelas Escolas Básicas e Secundárias do Concelho de Loures, detêm, agora, placas identificativas com códigos QR Code, instaladas no passado dia 15 de fevereiro, cujo objetivo é identificar as árvores que adornam o Laboratório Vivo de Descarbonização, proporcionando uma visão mais positiva e consciente do cenário ambiental urbano.
Dando continuidade à requalificação da área verde do PAB, a identidade visual das placas informativas permite a todas/os visitantes explorarem os desafios e trabalhos produzidos pelas/os alunas/os, criando uma experiência interativa, enquanto caminham pelo Parque.
Para visualizar e consultar os materiais elaborados pelas Escolas locais, basta aceder ao link: https://pablivinglab.com/pt_PT/escolas/
O propósito das placas visa, exatamente, a proteção das áreas de preservação permanente das novas árvores que permeiam o Parque Adão Barata.
Para a sua instalação, contou-se com o apoio da Floema, empresa responsável pela colocação das placas, e constituiu uma oportunidade para a AIDGLOBAL e as Organizações parceiras do projeto mobilizarem todas/os visitantes para a arborização urbana.
O projeto “PAB_LivingLab – Vive a descarbonização no Parque Adão Barata”, conta com o financiamento do Programa Ambiente dos EEA Grants, tem como entidade promotora a AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global – e como parceiros a Câmara Municipal de Loures, o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, a bim+, a dstsolar e a Innovation Point.